quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Coisas de gato...

O que é verdade e o que folclore quanto falamos em doenças que humanos possam contrair de seus amigos felinos? Como nos prevenir? Até onde vai o exagero?

A maior parte é exagero. A doença que mais atribuem a culpa aos felinos é a toxoplasmose.

A toxoplasmose é uma doença doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros no mundo todo.

A infecção nos humanos é assintomática em 80 a 90 % dos casos, isto é, não causa sintomas, e pode passar desapercebida naqueles pacientes cuja imunidade é normal. As defesas imunológicas da pessoa normal podem deixar este parasita “inerte” no corpo (sem causar dano algum) por tempo indeterminado.

No entanto, quando esta pessoa tornar-se imunodeprimida (com as defesas imunológicas diminuídas) por qualquer razão (AIDS, secundária a remédios usados para transplantados ou mesmo após uma doença muito debilitante) os sintomas e a doença toxoplasmose pode se manifestar.

Na verdade, essa doença que é mais perigosa para as mulheres grávidas, é principalmente contraida pela ingestão de carne crua ou mal cozida e verduras mal lavadas. Para adquirir toxoplasmose pelos gatos, só se você ingerir as fezes ou elas ficarem expostas por muito tempo, você manipular e não lavar bem as mãos. Mesmo assim, seu gato só poderá contraí-la, se comer carne crua ou mal-cozida, incluindo caças.

Por se tratar de doença com sintomas muito inespecíficos e comuns a muitas outras, o diagnóstico geralmente é feito por médicos com experiência na área. A confirmação do diagnóstico é feito por diversos testes sangüíneos, Os mais comuns são os que detectam a presença de anticorpos no sangue contra o Toxoplasma gondii.

Para saber mais sobre toxoplasmose, recomendamos:
http://www.vet.cornell.edu/fhc/brochures/toxo.html

Quando falamos em verminoses, não entendemos porque tanto preconceito com os gatos, já que os cães também as transmitem ao homem: o Toxocara canis, que causa a larva migrans visceral e a Ancylostoma caninum. Uma das verminoses mais conhecidas transmitida pelos gatos é Ancylostoma braziliense que causa a larva migrans cutânea, mais conhecido como bicho geografico.

Todas estas verminoses podem ser evitadas com a vermifugação do animal. Tanto o gato como o cachorro, ,se forem vermifugados de 6 em 6 meses, só comerem ração e não tiverem acesso às ruas, não oferecem riscos a saúde humana.

Outro mito é afirmar que o gato causa asma. O travesseiro da criança é muito mais alergênico que o gato ou o cachorro! Hoje em dia, estudos mostram que crianças que convivem nos primeiros anos de vida com animais de estimação estão menos propensas a desenvolverem alergias e doenças respiratórias, pois o seu sistema imunológico já estaria "acostumado" com os agentes alergênicos encontrados nos animais.

Nos Estados Unidos, especialistas em asma e alergias observaram a resposta imune de mais de 200 crianças que convivem com gatos e apenas menos 1/4 delas apresentaram algum sintoma de asma. De acordo com essa pesquisa, publicada no The Lancet, crianças expostas ao convívio com gatos podem desenvolver imunidade a asma por produzirem um tipo específico de anticorpo que as protege de alergias, criando uma espécie de tolerância a asma.

O professor Thomas Platts-Mills, que liderou a pesquisa feita no Centro de Asma e Doenças Alérgicas da Universidade de Virgínia, afirmou que as chances das crianças serem imunes a gatos são as mesmas de serem alérgicas a eles. Falou ainda que esse tipo específico de imunidade se desenvolveu quando as crianças tiveram um convívio significante com os gatos, ou seja, quando conviveram com os animais da casa no dia-a-dia e não apenas em ocasiões isoladas.

Os gatos possuem uma doença chamada Complexo Respiratório Viral Felino, mas NÃO é transmissível ao homem.

As doenças do trato respiratório são muito comuns em medicina felina, e podem ser causadas por bactérias, fungos, vírus ou processos alérgicos. Os dois tipos de vírus mais comuns nas doenças respiratórias dos felinos são o Herpesvirus e o Calicivirus. Ambos provocam sintomas muito semelhantes. O Herpesvirus causa uma doença chamada rinotraqueíte, conhecida como "a gripe do gato", pois os sintomas são parecidos com os de uma gripe. Os animais afetados com um destes vírus apresentam espirros, conjuntivite (podendo ou não ter úlceras na córnea), febre, falta de apetite, tosse, lesões na boca (úlceras), pneumonia.

Gatos de qualquer idade podem ser afetados, mas os filhotes são mais susceptíveis e ficam mais debilitados, podendo vir a óbito ou ficar cegos em decorrência das lesões oculares. As úlceras na boca causam dor e impedem o animal de comer, portanto, quanto mais cedo se iniciar o tratamento melhor as chances de recuperação do animal.

A transmissão ocorre através do contato direto entre gatos saudáveis e doentes, e o espirro é a maior fonte de infecção, pois libera partículas virais para uma área de até meio metro. Os animais que se recuperam tornam-se portadores do vírus, podendo apresentar recidivas freqüentes da doença, principalmente após períodos de stress.

Para o controle deve-se manter o ambiente limpo e desinfetado, com densidade populacional baixa e o local onde os animais permanecem deve ser bem ventilado. Os gatos doentes devem ser isolados dos saudáveis. A doença não é transmissível para cães ou pessoas. A vacina é o melhor meio de prevenção contra os dois tipos de vírus, e somente animais saudáveis devem ser vacinados.

É muito difícil diferenciar qual dos dois vírus está afetando o gato, mas o tratamento é o mesmo. O importante é que ele se inicie o mais rápido possível, portanto, assim que você observar seu gato espirrando e/ou com os olhos lacrimejando, leve-o imediatamente ao veterinário.

Existem muitas doenças que o gato pode passar, mas isso não é motivo para se alarmar. Com boa higiene, vacinação, vermifugação e controle ao acesso a rua, a chance dele transmitir uma zoonose é mínima. Afinal, o animal que pode mais transmitir doenças ao homem, é o próprio homem, e nem por isso você deixa de se relacionar com outras pessoas...



"Gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas eles têm sabedoria suficiente para manter isso em segredo”
– Mary Wilkins

2 comentários:

Anônimo disse...

adoreiii!!
já sou sua fã!

Anônimo disse...

obrigado por esclarecer essas duvidas,pois amo os animais e tenho um gatinho fofo e brincalhão.