quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Nós e os animais

Ao caminhar pelas ruas de qualquer bairro do Rio de Janeiro, não é difícil encontrar animais que foram abandonados, machucados e, infelizmente, maltratados.

Creio que a falta de informação seja uma das causas desse quadro de crueldade, abandono e sofrimento dos animais. Não podemos considerar natural o sofrimento, seja humano, seja animal.

É sempre importante lembrar que os animais são seres com VIDA, ou seja, têm sentimentos, sentem frio, fome e dor. A vida nas ruas não é nada fácil; os animais ficam expostos a doenças, a chuva, ao sol, correndo risco de serem atropelados e envenenados.

Muito podemos fazer para minimizar esse quadro de milhares de animais que estão “por aí” a espera de alguém que resolva os adotar e cuidar com carinho de dedicação.

A castração (esterelização) é um passo muito importante para diminuir a população de animais de rua. Ao contrário do que muitos pensam, a castração não é uma maldade, pelo contrário, evita doenças como o câncer mamário e piometra (infecção uterina). Nos machos, essa pequena cirurgia também é muito importante, evitando o câncer de próstata na velhice. E os animais, após a cirurgia, não ficam gordos e prostados como reza a lenda popular. A castração só trás benefícios!

A vacinação também é muito importante para prevenir doenças que podem deixar seqüelas graves como a cegueira, podendo, até mesmo, levar o animal a morte. Anualmente são realizadas campanhas de vacinação contra a raiva.

ESQUEMA DE VACINAÇÃO
2 meses - 1ª dose – Tríplice Felina
3 meses - 2ª dose – Tríplice Felina
4 meses - dose única – Anti-rábica
ATENÇÃO: REFORÇO ANUAL


Alguns lugares realizam a esterilização gratuita dos animais, como o Programa Bicho Rio. Para agendar a esterilização é preciso comparecer a um dos postos às sextas, pela manhã, levando identidade, comprovante de residência e CPF. A esterilização é realizada a partir dos seis meses de idade. O animal não pode estar no cio, amamentando ou usando coleira antipulga. Os telefones para informações são 2503 4577 ou 2503 4654.

Muitos preferem ter um animal de raça a um SRD (vira-latas). Bom, gosto não se discute, mas os nossos “virinhas” não deixam nada a desejar nos quesitos guarda da casa, carinho e fidelidade ao dono.

Antes de decidir ter um animal em casa, é preciso ter certeza de que você está preparado para cuidar do seu filhote por pelo menos 15 anos, seja gato ou cachorro, lembrando que assim como nós, os animais envelhecem e necessitarão de cuidados específicos nessa fase da vida.

Muitas pessoas abandonam os animais em abrigos como a SUIPA ou SOZED. Os responsáveis por estas instituições possuem muita boa vontade e competência, mas a realidade é que estes lugares, que recebem diariamente dezenas de animais abandonados, muitas vezes por seus próprios donos, não têm mais condições de abrigar mais animais, pois estão superlotados e dependem financeiramente de pessoas como eu e você.

No mais, ninguém é obrigado a gostar ou ter animais em casa. No entanto todos têm sim, a obrigação de RESPEITAR os animais enquanto um ser vivo.

Nenhum comentário: