quinta-feira, 11 de junho de 2009

GATO PRETO DÁ SORTE. E CASTRAR SEIS EM UM DIA SÓ MAIS AINDA
















(Imaginem quantas ninhadas a menos serão abandonadas por aí?)

Mais um dia de castração começa. Na realidade tudo começa bem antes, com a logística da operação, porque temos que marcar com a veterinária, combinar com as pessoas que vão (todo mundo tem as suas ocupações, por mais que as pessoas não acreditem), decidir os gatos que serão castrados, marcar os horários para pegá-los, muitas vezes capturar os que vivem na rua, combinar o jejum e diversos outros detalhes. Pode parecer simples, mas não é. Não reclamamos: nós da Resgatos adoramos esses dias porque acreditamos que assim estamos fazendo a diferença.

Além dos membros da Resgatos, foram mais duas amigas que fazem muito pelos gatos, que estão com alguns resgatinhos sob seus cuidados para adoção. Levamos esses gatos, e gatos de outras pessoas. Total: Seis gatos pretos, todos dentro do carro.

As castrações correram super bem, os três machos e as três fêmeas se recuperaram com rapidez, no mesmo dia comeram, no dia seguinte estavam brincando e nós, muito felizes por termos ajudado a romper esse ciclo de reprodução em progressão geométrica, que geraria ninhadas com um começo de vida provavelmente complicado e cheio de sofrimento, além de proteger esses gatos de diversos problemas de saúde.

A Rifa da Furminator ainda está rolando apesar de estar meio morna. Participem!!! Nós queremos continuar castrando cada vez mais e para isso precisamos de ajuda. Sempre escolhemos os prêmios com todo carinho. E a Furminator realmente funciona. Foi testada e aprovada na minha casa, onde eu tenho verdadeiras fabriquinhas de rolos de pêlos pelo chão e na casa de diversos outros gateiros.

Links sobre castração precoce:
  • Os gatos se reproduzem em Progressão Geométrica. Uma gata não castrada e seus descedentes gerarão 420.000 novos animais em apenas sete anos. Gatos se reproduzem a cada três meses.
  • Gatas podem entrar no cio em períodos menores do que um mês: VERDADE. Para gatas, existe a possibilidade de cio induzido, causado pela presença de machos não castrados numa distância próxima (mesmo que não seja na mesma casa). Além disso, no verão, existem gatas que chegam a entrar no cio a cada 21 dias.
  • Não pode castrar fêmeas antes do primeiro cio/primeira ninhada: FALSO. Os animais podem ser castrados a partir dos dois meses de vida sem que haja nenhum prejuízo à saúde deles. Aliás, quanto mais novo for o animal, mais rápida será a sua recuperação. O ideal é castrar o animal ANTES do primeiro cio
  • A castração é uma prevenção efetiva contra doenças que podem colocar a vida das fêmeas em risco. A mais comum é o câncer de mama, desencadeado pela ação dos hormônios femininos a cada cio (período de receptividade sexual que ocorre normalmente a cada três meses no caso das gatas).

3 comentários:

Unknown disse...

Reparem nas pulseirinhas... iguais a bebê quando vão para o bercário! Imagine só trocar algum gato???

Dignicats disse...

Parabéns, amigas! Sou fã de vocês!!! :D

Aninha Rocha disse...

Parabéns!!!!! Continuem nessa missão maravilhosa!!!! Bjuxsssss..