quarta-feira, 22 de abril de 2009

Bebês e Gatos

Passeando por blogs cujo assunto preferido são os felinos, achei uma reportagem bem legal sobre bebês e gatos.
Ainda há um grande mito de que bebês e gatos não combinam... minha experiência afirma exatamente o contrário: crianças criadas não só com gatos, mas com qualquer outro animal, crescem aprendendo a respeitar nossos lindos amiguinhos.

"É comum casais que conviveram com gatos por bastante tempo livrarem-se deles quando estão esperando um filho. Se você preparar o gato para a chegada do bebê, seu filho pode ter o prazer de crescer com um gato. O convívio de crianças com animais as ensinam a respeitá-los, além de melhorar seu sistema imunológico.

Antes da chegada do bebê

Estabeleça uma nova rotina para o gato com antecedência, assim ele terá tempo de se adaptar. Deixe-o cheirar o berço, o carrinho do bebê, a banheira, etc, mas o ensine a não entrar neles. Deixe-o inspecionar o quarto do bebê, antes de deixá-lo inacessível a ele.Se o gato sabe o que tem lá, é mais provável que o ignore.

A medida que se aproxima a chegada do bebê, vá reduzindo aos poucos o tempo que passa com seu gato. Como seu tempo será mais escasso, isso irá colaborar para que o gato não sinta, por não tê-la o tempo todo à disposição!

Após a chegada do bebê, reserve um horário para dedicar-se exclusivamente ao seu bichano. A qualidade do tempo passado juntos é mais importante que a quantidade.

Peça às demais pessoas da família, inclusive aos filhos mais velhos, caso os tenha, que a ajudem, cuidando e dando atenção ao gato, enquanto você cuida do bebê. Algumas crianças apreciam assumir a responsabilidade de se tornarem "mães" ou "pais" do gato.





Após a chegada do bebê

Certifique-se que as áreas onde o gato se alimenta e onde sua bandeja sanitária se encontra estão bem distantes da área onde são preparadas as refeições do bebê. Limpe as superfícies dos locais onde são preparadas as refeições do bebê, no caso de o gato ter caminhado sobre elas. O uso de um desinfetante, que seja seguro tanto para o gato, quanto para o bebê, é recomendável.

Se o gato usa bandejas sanitárias comuns, seria interessante incentivá-lo a usar bandejas cobertas, porque diminui a proliferação de odores pela casa, além de diminuir a quantidade de granulado jogado para fora da bandeja onde, muitas vezes, as pessoas pisam.

Quando o bebê chegar, o gato provavelmente ficará curioso e até mesmo desconfiado em relação a ele, isso é normal, portanto não se assuste se ele quiser cheirar tudo ou ficar às voltas do bebê. Muitos gatos logo perdem o interesse nisso e vão procurar entretenimento em outro lugar. Outros assumem o papel de guardiões do recém-chegado e vão querer observá-la cuidar do bebê.

O calor do berço, com ou sem o bebê dentro, é atraente para os gatos e apesar de eles manterem distância do rosto do bebê - ao contrário do que dizem as lendas, a maioria dos gatos NÃO aprecia o cheiro do hálito humano - é aconselhável que se mantenha a porta do quarto do bebê fechada, enquanto ele estiver dormindo.

Mantenha todos os utensílios usados para preparar ou servir refeições ao bebê fora do alcance do gato e sempre limpe os restos de alimentos, antes que o gato adquira o hábito de ficar por perto pra fazer isso por você!

Não se esqueça de manter a comida do gato e a do bebê bem separadas uma da outra para evitar contaminação.

Tome o cuidado de manter as fraldas do bebê sempre ajustadas firmemente. Embora possa parecer até grosseiro para nós, muitos gatos são fascinados por odores corporais e não hesitarão em investigar a origem desses odores.

Uma coisa que muitos donos de gatos não percebem é que alguns gatos amam mastigar e/ou chupar tecidos de lã, portanto podem ser atraídos pelos cobertores do bebê.
Também não é incomum que gatos "roubem" pequenos itens de vestuário do bebê, como gorros ou sapatinhos, para levarem para suas camas, talvez atraídos pelo cheiro.

Lembre-se de sempre lavar as mãos com cuidado, após manipular o gato e após limpar a bandeja sanitária. No caso da limpeza das bandejas, procure usar luvas de borracha reservadas exclusivamente para esse fim."

Seguindo estas dicas, você certamente vai ter uma experiência legal como a minha ;)

Fonte: www.tudogato.com



Matheus foi criado desde sempre com gatos. É saudável, inteligente e AMA animais.

5 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei feliz com o seu depoimento, pois me passou segurança. Estou grávida, moro em um Kitnet e tenho 6 gatos. A pressão para que eu me mude ou me desfaça dos gatos (o que é algo icogitável) é grande. Eu entendo que os riscos existem, mas também acredito que o cuidado com a higiene possam minimizar os impactos desses riscos. Valeu!!!

Anônimo disse...

Amei a matéria!
Meu bebê nasce em setembro e estou bem mais tranquila agora.
Meu gatinho é muito mimado, etou fazendo ele se apegar bastante com o meu marido pra gente não ter problemas depois!!! O que pode ser mais fofo do que gatinhos e bebÊs?!?

disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Perdi o marido porque ele quer que eu me desfaça das minhas duas gatas. Fosse o contrário eu não hesitaria em mudar meu pensamento e passar a pelo menos tolerar o convívio com gatos, pois havendo amor não são alguns pelos que vão impedir alguma coisa. Ele não se conforma e agora faz inferno porque temos um filho de 1 ano e 5 meses que as adora, brinca com as gatas o dia inteiro e acaba arranhado vez ou outra. Até no conselho tutelar já foi. E estou escrevendo aqui porque não quero conversar com ninguém conhecido mas preciso desabafar, ele pegou o bebê e me ligou em seguida porque ele está com um arranhão no dedo da mão. Disse que enquanto é na mão tudo bem, mas se elas chegarem perto do rosto do filho dele, vai chutar e matar as duas na minha frente se ele perder um olho! Quem sabe de algum caso de criança que teve olho furado por gato? Ignorância pura, grossura, eu não vou me deixar abalar por esse troglodita.

Anônimo disse...

Olá visite esse site
http://www.softpaws.com/
Soft Paws é uma proteção de silicone que se coloca na unha do gato, usa-se uma cola que desgruda em algumas semanas, nao faz mal algum ao gato.