quarta-feira, 21 de maio de 2008

Prestação de maio

Esse foi um mês legal, mas foi muito barra pesada. Conseguimos castrar diversos gatinhos e 1 cadela que já estávamos "namorando" há um bom tempo.

Antes de mais nada, a história da Úrsula e da Sabrina, duas pretinhas adultas, resgatadas no Cittá América e abrigadas pela Lin. Devido a diversos problemas de saúde e comportamento (leia-se gatas ferais descontroladas) elas foram ficando, ficando, ficaaaaaaando e acabaram por fazer parte da família. Enfim, dois finais felizes bastante improváveis.

A Peitoca (apelido dado carinhosamente a essa cadelinha) teve sua última ninhada no final de dezembro do ano passado e desde então ficamos de olho pra conseguir castrá-la sem que uma nova ninhada "aparecesse". Peitoca aparece todos os dias num CIEP na favela da Maré e teve 3 filhotes: 2 fêmeas e 1 machinho e é claro que todos já entraram na nossa lista de próximas castrações. Até lá, estamos vermifugando e tratando os (milhões!) de carrapatos.


Ana Lúcia, Peitoca e uma das suas "filhotas" (que não pôde ser castrada pois vai precisar de um tratamento para erlichia) oouco antes da cirurgia

A castração da Peitoca foi complicada. Ela vomitou durante a cirurgia e aspirou. Foi um susto, mas no final tudo terminou bem. Foi medicada também para prevenir uma possível pneumonia e agora está ótima.


Peitoca, castrada e ainda anestesiada.

Complicada também a recuperação de uma das gatinhas. Mina se recusou a comer nos primeiros dias e foi preciso fazer alimentação forçada. Só começou a "beliscar" a comida espontâneamente 3 dias após a cirurgia. Agora parece tentar recuperar o tempo perdido e comendo até não aguentar mais. Mais um final feliz.


Mina logo após a castração.

Outros gatinhos foram castrados sem nenhum susto. Vamos conhecer seus focinhos?



Kika é essa fêmea escaminha que mais parece uma "escaminha de bolso". Uma delicinha de gata que foi resgatada junto com seu irmãzinho numa feira na Pavuna pela Josi.


Esse é o Kiko, irmão da Kika, resgatado pela Josi, um super gatão carinhoso e ronronento.


Essa linda trica mora nas ruas de uma favela do Complexo do Alemão. Na foto, ainda sob o efeito da anestesia.


Fofucho é um gatinho da favela Pavãozinho, em Copacabana. Acaba de ganhar um lar responsável. Na foto, Fofucho descansa, se recuperando da cirurgia



Nina, nossa mascotinha linda finalmente foi castrada. Assim que retitou os pontos, foi pra sua casa nova! Felicidades, melequinha!


Esse lindo sialata e seu irmão também moram nas ruas do Complexo do Alemão. Na foto, ainda dormindo.

Além de todas essas castrações, resgatamos Juninho e Fubá (que apesar de castrados ainda viviam nas ruas), Filé e Faísca. Faísca e Juninho chegaram muito mal e estão em tratamento. E o tigradinho feral, também castrado, infelizmente voltou para as ruas (mas dessa vez, sem fabricar mais ferinhas).

Fizemos ultrassonografias na Nina, Úrsula e Sabrina pois tivemos alguns problemas com as castrações e precisamos conferir como estava a saúde delas. Felizmente está tudo ok.

Nossos demais gastos foram os remédios para essa bichaiada toda depois da castração e as despesas comuns com alimentação dos nossos resgatos e da colônia da gatos e cachorros do Complexo do Alemão, higiene, areia etc.

No final deste mês, castramos 14 animais (13 gatos e 1 cadela) e demos "apoio logístico" a mais 6 castrações (4 gatas e 2 gatos)

Nenhum comentário: